sábado, 22 de dezembro de 2012



Plano de Aula

NTRODUÇÃO


Classicismo, ou Quinhentismo (século XV) é o nome dado ao período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XV a XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.

Vários foram os fatores que levaram a tais transformações, dentre eles a crise religiosa (era a época da Reforma Protestante, liderada por Lutero), as grandes navegações (onde o homem foi além dos limites da sua terra) e a invenção da Imprensa que contribuiu muito para a divulgação das obras de vários autores gregos e latinos (cultura clássica) proporcionando mais conhecimento para todos.

Foi na arte renascentista que o antropocentrismo atingiu a sua plenitude, agora, era o homem que passava a ser evidenciado, e não mais Deus.

A arte renascentista se inspirava no mundo greco-romano (Antiguidade Clássica) já que estes também eram antropocêntricos.



JUSTIFICATIVA

 Tendo por objetivo dinamizar as aulas de literatura, busca-se ministrar aulas por meio de imagens (semiótica) e usar recursos tecnológicos, visando atrair os alunos naquilo em que muitos alunos estão acostumados a lidar em seu dia-a-dia, que é a internet. E um dos meios que pode ser eficaz, é justamente publicar as aulas em um blog e incentivá-los a pesquisar e fazer seus questionamentos para discussão em sala de aula. Ainda, pelo fato da poesia ser considerada de importância menor para muitos alunos, principalmente, os meninos que a consideram como uma leitura feminina. Desconhecendo sua real importância para a sociedade da época.

                

OBJETIVO GERAL



Almeja que o aluno perceba a importância da poesia para a literatura e a valorize. Além de conhecer cada período, e no caso em estudo aqui o Classicismo. Usando os recursos tecnológicos.



OBJETIVO ESPECÍFICO



Conhecer os diferentes gêneros da poesia(satírica, lírica e religiosa) desta época; Ensinar a criar um blog; Trabalhar com a leitura ; Dar oportunidade para os alunos que desconhecem o funcionamento do computador de conhecê-lo.

·       Identificar os fatores que propiciaram o Renascimento.

·         Reconhecer as principais características do Classicismo e situá-lo no contexto histórico,



·         identificar sonoridade e esquema de rimas num poema e diferenciar o gênerolírico e o épico, que idealiza a perfeição e a beleza clássica através da estrutura







METODOLOGIA E DIDÁTICA



Aula expositiva; Comentários dos alunos; Produção de uma poesia (satírica, lírica ou religiosa) em grupo; Publicação de todas as poesias no blog da sala; Declamar a poesia no MP3 Salvar em CD as poesias declamadas pela sala; Criar uma capa para o CD.



 Recursos da aula



·          Utilização do laboratório de informática.



·         Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.



·          Cópias das poesias a serem lidas com os alunos



·         Cartazes





CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO



Participação da sala durante as aulas expositivas; · Interação do grupo durante a atividade (produção da poesia). · Empenho dos grupos na produção do CD.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES


Iniciar  a aula perguntando à turma:

Quem aqui se considera clássico? O que é ser clássico? O que alguém quer dizer quando fala que a outra se veste de forma clássica?

Feito isso e tendo ouvido bastante os alunos sobre o assunto, o professor deverá levá-los à sala de informática para ver se usam corretamente o termo. Para tanto, que acessem o site abaixo e trabalhem, em duplas, respondendo em seus pedirá cadernos, as questões.

O roteiro deverá ser entregue xerocado aos alunos. O professor informará que a correção será em forma de brincadeira e quem errar pagará prenda. Essa prenda poderá ser imitar um bicho, um cantor, etc.

Roteiro

1- Durante o século XIV, a Europa começava a se preparar para uma grande transformação política, econômica e cultural que teve seu auge ou apogeu nos séculos XV e XVI, chamado de classicismo, também conhecido como quinhentismo. Por que esse nome?

2- Que fato desencadeou o surgimento do Classicismo em Portugal?

3- Por que esse período, passa  a ser conhecido como Renascimento? Ilustre sua resposta.

4- São características do Classicismo: Racionalismo, Universalismo, Perfeição formal, Presença da mitologia greco-latina, Humanismo. Explique a importância de cada uma dessas características.

5- O que se deve entender por platonismo?

6- Quais as outras características do Cassicismo?

7- O que a classe chamou de clássico, corresponde aos ideais do Classicismo?



CORREÇÃO LÚDICA

Para fazer a correção do trabalho, o professor colocará a turma em círculo. Entregará a um aluno uma bola que deverá ser repassada de um aluno a outro e com uma música de fundo. Quando a música cessar, o aluno lê a primeira questão e a responde. Se não souber, o professor pergunta à turma quem quer responder e discute-se com toda a turma as respostas. Quem erra paga prenda à escolha do professor.




                         






  

 REFERÊNCIAS


ABAURRE, Maria Luiza M. Literatura Brasileira, Tempo, leitores e Leitura,São Paulo: Moderna, 2005.


http://www.mundovestibular.com.br/categories/Português/ - acessado em 19 de dezembro de 2012.

www.unb.br/il/tel/Graduacao/romantismo/ classicismo – acessado em 19 de dezembro de 2012.

www.eliegesantosdorinha.blogspot.com

Classicismo e Semiótica

I